quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Antes de Jack Sparrow




Olá galera, hoje estou postando uma das minhas maiores paixões: pirataria.

Não, não a pirataria que se fala hoje em dia, mas as histórias de piratas.

Eu simplesmente tenho paixão por navios, bucaneiros, espadas, e todas essas coisas que as histórias de piratas nos trazem. Quero deixar beeeem claro que isso vem antes do filme Piratas do Caribe. Vem da época do Capitão Gancho.

Gosto tanto do assunto que pirataria do século XVIII vai ser o tema do meu próximo livro.

Então para já entrarmos no clima de pirataria, aqui vai um pouquinho da história dos piratas:

“O termo pirataria começou a ser usado por Homero em seus livros, o termo se referia aos navios que seguiam as rotas comerciais dos navios mercadores, interceptavam-nos e roubavam todas as suas riquezas. Começou antes de Cristo e era feita pelos Gregos, Assírios e Fenícios, e em pouco tempo se espalhou por toda a Europa.

Na idade média a pirataria estava concentrada na França e nas ilhas Britânicas. Na época do colonialismo a pirataria veio para o Novo Mundo, se estabelecendo primeiramente no Caribe (daí vem o nome do tão famoso filme: Piratas do Caribe). No século XVIII a pirataria já tinha conquistado o mundo inteiro, e tinha força aquelas que provinham da Inglaterra, pois essa foi a época da pirataria a serviço da coroa inglesa. Mas isso não era novidade, pois a rainha Elizabeth I lá no século VI já tinha “lançado” esse novo tipo de pirataria.

Vale lembrar também que os piratas foram trazidos para o Novo Mundo graças à Espanha. A pirataria foi perdendo a sua glória com o passar do tempo, pois muitos países estavam decididos em acabar com os piratas. Em 1920 a pirataria se concentrava nos mares da China.

Existem piratas até hoje, mas eles não estão com a bola toda como os seus antepassados, a novidade agora é que ao invés de grandes navios com velas e cordas, os piratas usam lanchas e até Jet Skis! Comédia né? SUHSUIAHAHSUIAHSUIAHAUSI”

Algumas curiosidades:

  • · Anne Bonny foi a maior pirata mulher da história.
  • · Jolly Roger ( o nome do navio do Capitão Gancho lembram?) é o nome daquela clássica bandeira pirata ( aqueeeela preta com uma caveira sabem??)
  • · A ilha de Tortuga (citada na trilogia Piratas do Caribe) existiu, ficava no Caribe e era a “ilha point” dos piratas.

4 comentários:

  1. Oi, Luiza, eu sou o autor do Ninho de Risos.
    Adorei o seu post sobre os piratas, eu sempre achei fascinante as histórias de piratas, de como conseguiam grandes façanhas pelos mares a fora, e pensando que grande parte eram assassinos, ladrões vis, além de outras más qualidades, não sei se podemos ser fãs dos antigos piratas. Mas do Capitão Jack Sparrow eu acho que podemos sim, não só podemos, devemos, ele é demais!Parabéns pela matéria.
    Seu Blog está em minha lista de Blogs favoritos.
    Beijos e sucesso.
    Se quiser me encontrar venha à Ilha de Tortuga, onde tenho uma estalagem. E o rum é por minha conta. kk

    ResponderExcluir
  2. SHUIHSUIAHSIAHSAIAS.

    Ah obrigada Valdir pelos elogios e pelo convite!
    Muito sucesso para o seu blog também!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. quem tem medo de pirata? dos piratas?
    cri cri cri HAHA
    acho que todos admiram o poder dos piratas, as histórias, tudo! ele são eles... e suas ações são imensuraveis! amoo!
    adorei a simplicidade e objetivismo luh!
    te amo amiga.. continue sempre assim ^^

    ResponderExcluir
  4. Aaaai que lindo Chaai *-*

    Obrigada amiga, é verdade hoje é muito difícil encontrar quem não simpatize com os piratas!
    Principalmente com um pirata lindo como o Johnny Depp.
    UASHUIHUAIHSUIAHSUAHSUIAHSAHAUI
    beeeeijos

    ResponderExcluir